sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Construção Conceitual das Operações

A matemática está presente em nosso cotidiano, sejam nas complexas ou simples situações do dia a dia, onde se apresenta de diversas formas cada uma com sua interpretação, ou seja, a matemática não está ligada totalmente na forma matemática em si. Em certos momentos, nem percebemos a utilização de determinadas operações, isso acontece pelo fato de fazerem parte frequentemente do nosso cotidiano.

Abaixo apresentamos algumas situações em que utilizamos a matemática no dia a dia:

* calcular troco no supermercado;
* ler o calendário;
* medir temperaturas;
* ler as horas;
* fazer uma receita de bolo;
* dividir em quantidades ou partes iguais brinquedos;
* somar o preço de produtos e calcular o total;
* medir distâncias e tamanhos;
* dividir tarefas domésticas;
* utilizando o telefone.





ATIVIDADES

Selecionamos duas atividades referente à situações do nosso cotidiano para aplicar em sala de aula.

1- Atividade desenvolvida para alunos do 3º ano do ensino fundamental I.




2- Atividade desenvolvida para alunos do 2º ano do ensino fundamental I.





Observações nas Atividades

Na primeira atividade, a parte importante de observação, foi a maneira pela qual a criança identifica a hora de determinados momentos do dia, além de utilizar a operação de subtração para fazer o cálculo, assim, percebemos que a criança já organiza a ordem das operações, colocando o número de maior valor em cima e o de menor em baixo, a fim de chegar ao resultado final.

Na segunda atividade, a criança deveria colocar a soma e quantidade de produtos e valores de uma determinada compra chegando ao resultado total da compra, observando os valores dos produtos que foram comprados.
A criança apresentou facilidade ao desenvolver a atividade proposta, utilizando de métodos próprios adquiridos em muitas situações, por exemplo a contagem nos dedos.





- Karoline, Camila e Renata

Nenhum comentário:

Postar um comentário