Abaixo apresentamos algumas situações em que utilizamos a matemática no dia a dia:
* calcular troco no supermercado;
* ler o calendário;
* medir temperaturas;
* ler as horas;
* fazer uma receita de bolo;
* dividir em quantidades ou partes iguais brinquedos;
* somar o preço de produtos e calcular o total;
* medir distâncias e tamanhos;
* dividir tarefas domésticas;
* utilizando o telefone.
ATIVIDADES
Selecionamos duas atividades referente à situações do nosso cotidiano para aplicar em sala de aula.
1- Atividade desenvolvida para alunos do 3º ano do ensino fundamental I.
2- Atividade desenvolvida para alunos do 2º ano do ensino fundamental I.
Observações nas Atividades
Na primeira atividade, a parte importante de observação, foi a maneira pela qual a criança identifica a hora de determinados momentos do dia, além de utilizar a operação de subtração para fazer o cálculo, assim, percebemos que a criança já organiza a ordem das operações, colocando o número de maior valor em cima e o de menor em baixo, a fim de chegar ao resultado final.
A criança apresentou facilidade ao desenvolver a atividade proposta, utilizando de métodos próprios adquiridos em muitas situações, por exemplo a contagem nos dedos.
- Karoline, Camila e Renata
Nenhum comentário:
Postar um comentário