quinta-feira, 10 de setembro de 2015

História da Matemática e a Importância da numeralização


Há muito tempo atrás não havia a necessidade de contar, pois o que o homem necessitava para a sua sobrevivência era retirado da natureza.
A necessidade de contar surgiu com o desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem deixou de ser nômade.

O homem começou a plantar, produzir alimentos, domesticar animais, assim tornando-se criador de animais e domesticando os mesmos.
Para registrar a quantidade de seus animais e obter o controle, o homem utilizava a correspondência biunívoca, onde o homem utilizava pedras e cada uma delas representava um animal, no caso as ovelhas.  Durante o dia os animais saiam para pastar, então, cada uma que saia era uma pedrinha e no final do dia, quando voltavam, para cada animal que retornava, era uma pedrinha. Se no final desse processo sobrasse alguma pedra, significava a falta de algum dos animais ou se tivesse um animal a mais, seria acrescentada mais uma pedra.

              

Com o decorrer do tempo, as quantidades passaram a ser representadas por expressões, gestos, palavras e símbolos, ou seja, houve o desenvolvimento da linguagem, surgiram muitas formas de registrar quantidades, e cada sociedade passou a fazer seus registros e desenvolver seu próprio sistema de numeração


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 Até que o homem criou o sistema decimal, composto por dez símbolos diferentes, sendo eles do 0 (zero) ao 9 (nove). Daí em diante, surgiram novas formas de cálculos, registros e solução de problemas que auxiliaram no desenvolvimento da sociedade, pois a matemática esta presente na arquitetura, medicina, informática e em tantas outras áreas.
 Portanto, há relevância no processo de numeralização. A matemática está a nossa volta e interfere direta e indiretamente em nossas vidas seja para comprar algo ou medir distâncias. 

Para definir melhor o conceito de numeralizado NUNES & BRYANT (1997, p.18) destacam que:
"É ser capaz de pensar sobre e discutir relações numéricas e espaciais utilizando as conversões (ou seja, sistema de numeração e medida, terminologia como volume de área, ferramentas como calculadora e transferidos, etc.) da nossa própria cultura."


Referência Bibliográfica:

NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.


Atividade em Sala

Para realizar uma avaliação em sala de aula com crianças do 5º ano sobre o referente assunto.



- Karoline Santos e Renata Evangelista.

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