Há muito tempo atrás não havia a
necessidade de contar, pois o que o homem necessitava para a sua sobrevivência
era retirado da natureza.
A necessidade de contar surgiu com o
desenvolvimento das atividades humanas, quando o homem deixou de ser nômade.
O homem começou a plantar, produzir
alimentos, domesticar animais, assim tornando-se criador de animais e
domesticando os mesmos.
Para registrar a quantidade de seus
animais e obter o controle, o homem utilizava a correspondência biunívoca, onde o homem utilizava
pedras e cada uma delas representava um animal, no caso as ovelhas. Durante o dia os animais saiam para pastar, então,
cada uma que saia era uma pedrinha e no final do dia, quando voltavam, para
cada animal que retornava, era uma pedrinha. Se no final desse processo sobrasse
alguma pedra, significava a falta de algum dos animais ou se tivesse um animal
a mais, seria acrescentada mais uma pedra.
Com o decorrer do tempo, as quantidades
passaram a ser representadas por expressões, gestos, palavras e símbolos, ou
seja, houve o desenvolvimento da linguagem, surgiram muitas formas de registrar
quantidades, e cada sociedade passou a fazer seus registros e desenvolver seu próprio sistema de numeração
.
Até que o homem criou o sistema decimal, composto por dez símbolos diferentes,
sendo eles do 0 (zero) ao 9 (nove). Daí em diante, surgiram novas formas de cálculos, registros e solução de problemas que auxiliaram no desenvolvimento da sociedade, pois a matemática esta presente na arquitetura, medicina, informática e em tantas outras áreas.
Portanto, há relevância no processo de numeralização. A matemática está a nossa volta e interfere direta e indiretamente em nossas vidas seja para comprar algo ou medir distâncias.
Para definir melhor o conceito de numeralizado NUNES & BRYANT (1997, p.18) destacam que:
"É ser capaz de pensar sobre e discutir relações numéricas e espaciais utilizando as conversões (ou seja, sistema de numeração e medida, terminologia como volume de área, ferramentas como calculadora e transferidos, etc.) da nossa própria cultura."
Referência Bibliográfica:
NUNES, T.; BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
Atividade em Sala
Para realizar uma avaliação em sala de aula com crianças do 5º ano sobre o referente assunto.
- Karoline Santos e Renata Evangelista.
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